sábado, 5 de novembro de 2011

Como atualizar BIOS de notebook Dell sem bateria

O programa de atualização de BIOS da Dell se recusará a atualizar se a bateria não estiver presente ou estiver com pouca carga. Me deparei com o problema ao tentar atualizar o BIOS do meu Inspiron 1525, cuja bateria não presta mais (não carrega mais de 5%). Felizmente existe uma opção que faz o programa ignorar a bateria. Basta chamá-lo com a opção /forceit

1525_A17.EXE /forceit

[Atualização - 01/09/2012] No comentários, o Alyson confirmou que a opção funciona apenas sobre DOS. Os programas de atualização de BIOS da Dell são binários híbridos, que rodam sobre Windows e DOS. Crie um pendrive de boot seguindo o guia e faça por lá.

55 comentários:

  1. Cara, você não tem idéia como isso me ajudou hoje, obrigado pelo post, nem os caras de DELL sabem disso !!!

    ResponderExcluir
  2. Como posso usar essa opção /forceit ? Estou usando Windows 7 Latitude E6410, Estou com o mesmo problema da bateria ; Obg

    ResponderExcluir
  3. Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Executar

    Ache o programa de atualização. Antes de clicar em "OK" na janela "Executar", dê um espaço e coloque /forceit

    Por exemplo:

    C:\Users\Fulano\Documents\XXXX.EXE /forceit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei fazer isso no meu Dell Inspiron 1545 e não deu certo. Apareceu mensagem de erro com código 0x00000406.

      Minha bateria está morta. Uso o laptop direto na tomada (tirei a bateria).

      Alguém saberia dizer se há outra alternativa?

      Valeu, galera! :D

      Excluir
    2. mano ... eu coloco /forceit mass aparece a seguite frase...(erro : Unknown command)

      Excluir
  4. OLá, não consegui, fiz identico ao exemplo mais não deu certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele precisa de elevação de privilégio no Vista/7. Não havia me dado conta disso. Ele pede alguma coisa? Ou falha silenciosamente?

      Uma opção é abrir o Prompt de comando como administrador (botão direito "Executar como adminsitrador"), entrar na pasta onde está o arquivo e ali chamá-lo com a opção "/forceit".

      Ou fazer no DOS com um pendrive de boot:
      http://caixaseca.blogspot.com.br/2011/09/guia-de-atualizacao-de-bios.html
      (os arquivos de atualização de BIOS da Dell são híbridos e rodam sobre Windows e DOS)

      Excluir
    2. Marcos, em primeiro, obrigado pelo post.

      Porém, mesmo executando forçado, com permissões administrativas e pelo promtp, ao reiniciar o PC o programa de atualização estorna "Error! The BIOS update could not be performed because a battery was not present.", ou seja, nao realiza a atualizaçao pq a bateria nao esta conectada.

      Acho que o caminho é atualizar com pendrive mesmo...

      Excluir
    3. É isso aí, pessoal!
      Para aqueles que usam Windows Vista/7 o caminho é fazer um pendrive de boot e executar o arquivo de atualização pelo prompt de comando, digitando um /forceit no final.
      Só assim consegui atualizar a BIOS do Latitude 1525.

      Excluir
    4. Alyson, obrigado por confirmar que a opção funciona apenas no DOS. Atualizarei o post.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Minha bola de cristal está com defeito no tremulador.

      Excluir
  6. Consegui fazer em modo de segurança.
    "Colei na raiz c:\" Flw

    ResponderExcluir
  7. Cara fiz o procedimento no meu dell Vostro 1400, porem o mesmo ainda continua dando a mensagem de que precisa da bateria.

    ResponderExcluir
  8. cara esse forceit me salvou agora valeu D++++++++++++++++

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei fazer isso no meu Dell Inspiron 1545 e não deu certo. Apareceu mensagem de erro com código 0x00000406.

      Minha bateria está morta. Uso o laptop direto na tomada (tirei a bateria).

      Alguém saberia dizer se há outra alternativa?

      Valeu, galera! :D

      Excluir
  9. cara nao consegui,mesmo fazendo tudo certinho continua dizendo que precisa ter 10% de bateria, e a minha nao sai dos 4%. o meu e um del inspiron 1525,win 8.1, me ajuda por favor????

    ResponderExcluir
  10. Fiz o processo no meu Dell Vostro 3550 com pendrive de boot.
    Pendrive HP 8gb
    Programa: HP USB Disk Storage Format Tool 2.2.3 = Para criar o pendrive de boot.
    Arquivos: MS-DOS 7.10 Link (msdos_files.zip)
    Copiei para dentro do pendrive o arquivo baixado do site da Dell 3550A12.EXE
    Executei o comando dentro do DOS bootável pelo pendrive
    3550A12.EXE /forceit teclei enter e em seguida Y e aguardei o processo finalizar.

    Só não gritei de tanta alegria porque é 02:08 da manhã e poderia acordar a casa inteira. kkkkkkkk
    Muito obrigado Marcos pela incrível informação postada.

    Espero que minhas explicações possam ajudar.

    ResponderExcluir
  11. Vlw Alysson fiz como vc fez e realmente deu certo

    ResponderExcluir
  12. Preciso de ajuda: DOS não aceita comando. Fica assim Bad command or file name.

    ResponderExcluir
  13. Fiz o processo no meu Dell Inspiron com pendrive de boot.
    Pendrive HP 8gb
    Programa: HP USB Disk Storage Format Tool 2.2.3 = Para criar o pendrive de boot.
    Arquivos: MS-DOS 7.10 Link (msdos_files.zip)
    Copiei para dentro do pendrive o arquivo baixado do site da Dell 3550A12.EXE
    Executei o comando dentro do DOS bootável pelo pendrive
    3550A12.EXE /forceit teclei enter e em seguida Y e aguardei o processo finalizar.

    Atualizou mas não funcionou a bateria

    ResponderExcluir
  14. Como resetar a bios do Notebook da Dell inspiron N4030 ele não deixa carregar o Setup?

    ResponderExcluir
  15. Testei o metodo pelo DOS e deu certo a Atualização da BIOS.

    ResponderExcluir
  16. o método mais fácil e
    executar como administrador e apertar ok varias vezes
    vai chegar uma hora o programa vai parar de dar a msg de bateria e vai executar.
    o meu aqui deu certo só neste método

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei fazer isso, mas não deu!! Fiquei quase 1 minuto dando OK que nem maluco, hahaha! :D Mas valeu!

      Excluir
  17. Dps d mt quebrar a cabeça pra entender do oq vcs estavam falando, dias e dias pensando nisso eu consegui obg :D tive problemas atrás se problemas, primeiro não estava dando pra criar o pendrive bootavel, aí troquei o FreeDOS para o MS-DOS, dps tive problemas com as opções de boot do meu PC, dps d td isso só faltou executar o comando forceit sobre o DOS, e é aí q mais de trabalho, não sei pq raios a tecla d barra pra direita n era barra pra direita nem pra esquerda nem barra era, as teclas estavam td embaralhadas, ponto e vírgula era ^ parênteses era vírgula, td dia eu ligava o PC nessa merda de DOS e ficava clicando tds teclas até ir a barra pra direita, enfim acabou q uma vez eu apertei uma tecla segurando shift e foi! Pronto BIOS atualizada, problemas do PC corrigidos, problema de bateria corrigido tbm.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite!
    Obrigado ao criador do post!!!
    Bom, eu resolvi com windows 7 Pro 32 bits em um Dell Latitude D620 e em um D520.

    1°- Abri o cmd normal e outro como administrandor.
    2°- Arastei o arquive de atualização de bios para dentro da janela do cmd normal.
    3°- Redigitei o endereço que apareceu no cmd normal no que abri como administrador e acrecentei o /forceit no final dando um espaço antes do comando forceit.
    4°- Bios atualizada.
    Obs: No D520 deu erro na primeira tentativa. Depois rolou.
    Mas faça isso um dia que não vai cair a energia. De preferência com nobrack.
    Obrigado mesmo aos criadores do post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei fazer isso no meu Dell Inspiron 1545 e não deu certo. Apareceu mensagem de erro com código 0x00000406.

      Minha bateria está morta. Uso o laptop direto na tomada (tirei a bateria).

      Alguém saberia dizer se há outra alternativa?

      Valeu, galera! :D

      Excluir
  19. A Formatação já incluído o boot/DOS automaticamente deu mais certo. Copiei a BIOS dentro do pen drive, alterei a sequencia de BOOT. O sistema iniciou pelo pen drive, mandei executar a BIOS /FORCEIT. Deus certo.

    Obrigado, o post acima me ajudou muito.

    http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/criando-um-pendrive-bootavel-do-ms-dos.181133/

    ResponderExcluir
  20. Amigo eu também consegui aqui num dell N4050. Muito obrigado! Somente que depois de atualizar para versão A08 o cooler fica o tempo todo em alta rotação. Como configurar para ele ficar sem fazer muito barulho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara como vc conseguiu pois tenho um n4050 e não estou conseguindo, tem como enviar o passo a passo

      Excluir
  21. Ótimo! Mesmo depois de quase 5 anos, este post continua ajudando as pessoas em apuros, como eu! Muito obrigado!
    Alguém que atualizou o N4050 pra Windows 10 também teve problema com o áudio?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. amigo e so colocar o / pos se você não por o comando /forceit nO FUNCIONA não esquece de por o / !!!!

      Excluir
    2. Oi Isac Fernandes. sua explicação foi a mais simplificada... Graças a vc consegui... Todas as possibilidades poderiam ter dado certo mas, só com essa forma que vc explicou deu certo no meu Inspiron 1525... A Dell foi feita para quebrar a cabeça dos clientes. Muito Obrigada!! ;D

      Excluir
    3. ...Só para constar não faço essas coisas com computador de clientes RSRSRSRSRS... só fiz pq era meu e pq minha bateria não passa de 1% há uns 2 anos kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  23. muito obrigado por postar o comando /forceit , esse comando salvou meu dell vostro 3550 para por o Windows 10 . se aparecer a mensagem unknow command é por que não colocou a barra ( / ) juto ao forceit ficando assim : xxxxx.exe /forceit e aperte enter , confirme com a letra Y , e seja feliz , ( o xxxxx é referente ao nome do arquivo que você esta a estalar ! ) .

    ResponderExcluir
  24. C:\Users\felipys\Downloads\N5110-A05 /forceit

    Usei assim e da o erro: UNKNOW COMMAND

    O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara... eu tentei fazer esse lance do /forceit do jeito que o pessoal falou. Consegui abrir o atualizador, mas deu uma mensagem de erro dizendo que o EXE do atualizador não conseguiu rodar.

      O seu erro é "unknown command", diferente do meu. Isso acontece quando a pessoa digita algum comando inexistente no DOS... se vc digitar /pizza ou /caldo-de-cana ou qualquer palavra bizarra o DOS não reconhece! Veja se vc não se esqueceu de digitar algum caractere do endereço... espaço, por exemplo, no DOS, tem que informar com underline _ (se no nome da pasta tem espaço, vc tem que informar underline... tipo isso: uma pasta chamada "FOTOS DA VIZINHA PELADA" ficaria "FOTOS_DA_VIZINHA_PELADA" no DOS.

      Espero que seja esse o problema... do contrário, não consigo imaginar o que possa ter gerado essa mensagem "unknown command".

      Falowz!!

      Excluir
  25. Olá

    Tenho um Dell inspiron 14 n4050. Coloquei o Windows 10 porem dá problema de tela preta ao instalar o driver de vídeo. Soube que a atualização da BIOS para a versão A08 resolveria. Baixei e como minha bateria não sai do 0% a muito tempo não quis instalar normalmente. Daí utilizei o /forceit (não tenho dúvidas de que utilizei a sintaxe correta) e apareceu a mensagem de "Unknown command". Dei boot em DOS com um pendrive e realizei o mesmo procedimento sem e com o /forceit. Sem o /forceit aparece o mesmo erro dizendo que necessita pelo menos de 10% de bateria e com o /forceit aparece "Unknown Command". Enfim, o /forceit não resolveu o meu caso. Por acaso alguém teria alguma outra sugestão?

    c:/N4050A08.exe /forceit
    tentei também: c:/N4050A08.exe -forceit -nopause (não resolveu também)

    Desde já grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, precisa da versão A08:
      http://caixaseca.blogspot.com.br/2015/09/tela-preta-no-dell-inspiron-14-n4050.html

      Este que atualizei no link estava com a bateria em boas condições. Sei lá o que pode ser. Tente renomear o arquivo para algo como "BIOS.EXE". O ".EXE" não precisa estar no comando. Enfim, se descobrir algo poste para nós.

      Excluir
  26. Gente, quem nao ta conseguindo, nao tem conhecimento suficiente para tal. Deixa de ser mao de vaca e leva em um tecnico, pq vcs fucando nessas merda, eh a msm coisa de deixar um macaco controlando uma usina nuclear.

    ResponderExcluir
  27. Alguém me ajude, fiz todo procedimento, quando digito o comando (7520A11.EXE /forceit) aparece o nome (Test.)embaixo.

    ResponderExcluir
  28. vou postar um video no meu canal do youtube fazendo o passo a passo.

    ResponderExcluir
  29. Cara muito obrigado mesmo pelo post,eu tenho esse vostro a quase 3 anos,e tenho que ta sempre reinstalando a bios pq ele pra de reconhecer a placa de video,e agora tive que fazer e to com a bateria morta entao já viu. MUITO OBRIGADO MESMO <3

    ResponderExcluir
  30. Olá,

    Consegui segui o tutorial para criar o pen driver de boot do DOS
    http://caixaseca.blogspot.com.br/2011/09/guia-de-atualizacao-de-bios.html
    O FreeDos nao funcionou, ai usei o MS-DOS do Windows 98 que nesse tutorial tem para Download tbm ai funcionou
    O meu é o Notebook Inspiron N4050 da Dell que no Windows 10 ficava com tela preta
    Depois de criar o pen driver com o BOOT do DOS
    Entrei no site da DELL e baixei a BIOS e copie para o pen driver
    Entrei no setup da Bios do Note e coloquei para dar o boot pelo pen driver
    Ai ele deu o Boot apareceu uma tela do Windows 98 e entrou no DOS
    Ai digitei o comando "dir" (sem aspas para me mostrar o nome do arquivo da bios que salvei no pen driver)
    Ai digitei o comando para iniciar a instalaçao da Bios que é

    N4050A08.exe/forceit
    Enter
    y
    Enter

    Obs.: N4050A08.exe é o nome do arquivo da BIOS que baixou do site da Dell, o meu é esse o seu pode ser outro
    Ai so aguardar instalar

    Deu Certo
    Obrigado a todos

    ResponderExcluir