Driver AMD Catalyst para Linux estará finalmente começando a prestar?

Segundo a notícia

AMD Catalyst 11.12 Will Be Even Better (Phoronix)

sim. :-)

Eu ainda não testei o Catalyst 11.10 (fglrx 8.90), que foi lançado faz poucos dias. E nem terei oportunidade, pois o Fedora 16 está prestes a sair e esta versão do driver binário da AMD ainda não tem compatibilidade com o kernel 3.1 nem com o X server 1.11, que virão no F16.

Mas os (poucos) relatos do fórum Phoronix são positivos, de que o driver não está dando problema. Está deixando de ser um pudim de bugs como sempre foi.

A equipe de desenvolvimento do Google Chromium recebu uma versão de teste do futuro Catalyst 11.12 (fglrx 8.92), que será lançado em dezembro, e os testes renderam a retirada dele a partir desta versão da lista negra dos drivers com suporte bugado ao OpenGL.

Vamos ver se a situação no Firefox melhora também. Apesar da Mozilla ter retirado o fglrx da sua lista negra desde o Firefox 6, os relatos de problemas têm sido comuns e uma hipótese levantada foi voltar a colocá-lo na lista negra. Levando em conta a boa recepção do Catalyst 11.10 e o futuro promissor do 11.12, o quadro deve mudar e assim teremos aceleração por hardware funcionando nos dois principais navegadores, com os dois drivers proprietários, tanto da nVidia quanto da AMD.

Comentários