Advanced Format no Windows 7

O Windows Vista inaugurou em suas ferramentas de particionamento o alinhamento "por MiB", que é pré-requisito para ter bom desempenho com discos que adotam o novo padrão chamado "Advanced Format" (setores físicos de 4KiB), criado pela Western Digital. Os demais fabricantes estão aos poucos seguindo-a. Durante a transição, o disco internamente (em seu firmware) faz emulação de setores de 512 bytes ("512e") para sistemas operacionais que não lidam nativamente com os setores de 4KiB. O Windows, até o 7, é um sistema que se enquadra nesta categoria, ou seja, usa a camada de emulação. A partir do Windows 8, porém, o NTFS usará nativamente os setores de 4KiB.

Mesmo assim, o Windows 7 enfrentou alguns problemas com discos com setores físicos de 4KiB, que precisaram ser consertados com a seguinte atualização:

http://support.microsoft.com/kb/982018/en-us

Esta atualização — inclusa no Service Pack 1 —, para Windows 7 e Server 2008 R2, junto com as novas versões dos drivers para controladores de disco distribuídos pelo Windows, adicionam a sua API método para consultar o tamanho do setor físico, e modifica o comportamento do NTFS para melhorar o desempenho e confiabilidade em escritas bufferizadas pelo kernel (evitando repetidas operações de read-modify-write com sucessivas pequenas gravações desalinhadas — mas ainda usando a camada de emulação 512e), além de corrigir outros bugs relacionados.

Por isso é importante você ter o Service Pack 1 instalado caso use um HD com setores físicos de 4KiB ou SSD que reporte como setor físico algo maior que 512 bytes. Melhor ainda se instalar o Windows 7 com uma mídia com o SP1 integrado. Windows Vista e XP não receberam estas melhorias.

Uma dica que descobri lendo o artigo da Microsoft é que o fsutil, depois da atualização aplicada, reporta o tamanho do setor físico do disco no novo campo "Bytes Per Physical Sector".

fsutil fsinfo ntfsinfo C:
...
Bytes Per Sector  :               512
Bytes Per Physical Sector :       4096
...

Relacionado:
Complemento sobre o suporte a SSDs (e HDs com setores físicos de 4KiB) no Linux
XFS e SSDs (e HDs com setores físicos de 4KiB)

Comentários