FSArchiver está vivo!

O FSArchiver foi atualizado para funcionar com sistemas de arquivos EXT4 criados com versões recentes do mke2fs! Sistemas de arquivos EXT4 criados com meta_bg, dir_nlink, entre outros, agora são suportados.

http://www.fsarchiver.org/Changelog

Aproveito para corrigir um erro no post Programas para clonagem de sistemas de arquivos Linux. O FSarchiver precisa que a partição esteja desmontada para clonar o sistema de arquivos (é possível clonar no modo somente leitura, mas o ideal é desmontá-la). O  kernel sobre o qual o FSArchiver rodar precisa ter habilitado em sua configuração suporte a atributos extendidos e ACLs para o sistema de arquivos em questão. E é recomendável que o SELinux esteja desativado para evitar que o programa seja bloqueado ao ler/gravar os atributos.

Assim, os labels do SELinux são corretamente salvos e recriados e tudo funcionará out-of-box. Caso ele falhe em salvar e/ou restaurar os atributos extendidos, todo o sistema de arquivos precisará sofrer um relabel para o SELinux voltar a funcionar no sistema depois de restaurado, o que pode ser uma tarefa demorada em partições com muitos arquivos.

Comentários