Um tablet mais útil

Meu Toshiba Thrive estava meio sem uso. Ficar transferindo arquivos para ele pelo cartão SD ou pelo cabo USB era um saco. Ao contrário do que a Apple quer nos passar, lidar com arquivos é importante.

Para liberar o potencial do aparelho, decidi torná-lo rooted. Uma das forças que movem qualquer plataforma é a comunidade que é formada em torno, como é o caso Android: Toshiba Thrive Forum. Lá tem um desenvolvedor, Paul L. Dale (aka dalepl), que mantém ROMs modificadas para vários Thrives vendidos no mundo. São ROMs quase originais (nada de CyanogenMod...), com pequenas modificações além, é claro, de terem o acesso ao root liberado.

Fiz em duas etapas. Primeiro, instalei o ClockWorkMod usando o Windows e o programinha do dalepl: [Tool] DaleNet Thrive Univeral Easy Flash Tool

(é possível trocar a ROM através dele, mas preferi usa o método "conservador" com um cartão SD)

Depois, carreguei o ClockWorkMod (ligar pressionando o botão power e volume + simultaneamente) e instalei através do cartão SD a ROM OOM para o meu modelo: [ROM] DaleNet HTK55D.31.5.0003 OOM Rooted ROM (US HC 3.2.1)

As ROMs "OOM" mudam a forma como o kernel gerencia a memória e em teoria deixam o aparelho mais responsivo.

ROM instalada, Superuser funcionando. Todo crapware da Toshiba removido! Aparelho iniciando mais rapidamente.

Para a minha surpresa, o kernel da Toshiba vem com o módulo CIFS. Com o Android rooted, pude instalar o CifsManager e consegui montar diretamente os compartilhamentos Windows que tenho aqui. Porém a alegria durou pouco. Para ter suporte a caracteres especiais, precisamos passar como opção de montagem "iocharser=utf8" para o módulo. Nas distribuições Linux isso já é o padrão. No Thrive, porém, ao usar a opção, a montagem falhava. A explicação está neste tópico e é causada pela falta do módulo de suporte ao UTF-8 (nls_utf8.ko) no kernel.

Tanto o ASTRO File Manager quanto o ES File Explorer montam compartilhamentos Windows e se dão bem com os caracteres especiais (acredito eu usando algo no espaço de usuário, tipo o smbclient). Contudo, o ASTRO não suporta abrir diretamente arquivos a partir deles enquanto o ES primeiro copia o arquivo para algum lugar da memória do aparelho (não procurei onde) e depois abre-o. Essa solução fica bem ruim caso você queira abrir um arquivo grande, pois demora minutos até ele começar a ser exibido. Para arquivos pequenos serve como saída temporária até ter o módulo cifs funcionando 100%.

Mesmo ainda não tendo a solução ideal para a questão dos compartilhamentos, agora o Thrive, além de servir para ler (Adobe Reader) e navegar (navegador nativo), serve para asssitir a alguns vídeos através da rede local (MoboPlayer). Um avanço.

Falta o Firefox, para ser possível sincronizar meus dados com o Sync. A Mozilla ainda não tem uma versão final para tablets, que está prometida para a versão 15 (beta no momento). Quando sair, instalarei. Nota: existia a versão 10 que funcionava em tablets, mas pelo visto foi descontinuada e não está mais no Google Play.

Falando em navegador, com a ROM modificada é possível desinstalar o Flash Player. Fiquei em dúvida se removia ou não. Acabei deixando-o, pois ainda existem sites que não funcionam bem sem ele. Sim, eu sei, o Flash faz a bateria durar menos, é bugado, etc, etc.

Comentários

  1. Marcos,

    Tenho um Toshiba Thrive também e gostaria de colocar uma rom nova do Dalepl. Ocorre que meu thrive está rodando ICS instalado via OTA e eu nunca fiz root nele mesmo com o Honeycomb, então não tenho ClockWorkMod instalado.

    Pelo que eu entendi no thriveforums.org não dá para rootear esse ICS instalado via OTA, o que eu teria que fazer é instalar uma nova rom que já seja rooteada. É isso mesmo?

    Caso seja isso mesmo, eu teria que antes instalar o clockworkmod no meu atual ICS, é isso?

    Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, coloque o ClockWorkMod que a instalação de novas ROMs fica um doçe.

      Se você quiser, depois de ter root, o módulo CIFS, dê uma olhada na tag "android" do blog:
      http://caixaseca.blogspot.com.br/search/label/android

      Excluir

Postar um comentário