Windows 10 rodará sobre ARM

Thinking About x86 Emulation on ARM (Thurrott.com)
ARM-Based Windows 10 Portable PCs!? Hell Yes! (Thurrott.com)

Não. Não trata-se de um novo Windows RT. É o Windows 10 de verdade. Mais: será capaz de rodar programas Win32 (x86) graças a um emulador que a empresa está desenvolvendo. Virá após a atualização Redstone 2 ("Creators Update"), lá pelo final de 2017.

Haverá certo impacto no desempenho ao rodar programas Win32. No entanto, com os avanços dos SoCs ARM, será suficiente para códigos não tão exigentes. Aqueles que precisarem de máximo desempenho, poderão requerer hardware x86 ou disponibilizar uma versão ARM nativa (algo que deverá envolver alguns ajustes e uma recompilação). Acredito que o atual esforço de padronizar a plataforma ARM com UEFI+ACPI está dentre os pilares técnicos da decisão.

Grande notícia! Ninguém mais aguenta o monopólio (ou oligopólio caso a AMD consiga sair das cordas com o Zen) do mercado de processadores x86. O anúncio trata exclusivamente de SoCs da Qualcomm. Não é de duvidar, porém, que, caso faça sucesso, chips de outros fabricantes sejam certificados para rodar o sistema. É do interesse da Microsoft estancar a sangria de usuários. O Windows está entrincheirado em vários mercados, mas, para o mero consumidor de conteúdo, a tendência nos próximos anos é o sistema operacional gradualmente ir perdendo relevância. Ter o Windows 10 rodando em, digamos, SoCs baratos da MediaTek é uma forma de combater isso. Ademais, como especula Paul Thurrott, a mesma tecnologia pode ser levada ao Windows 10 Mobile.

Comentários