Série Divergente


Atenção! Contém spoilers!

Terminei de ler os três livros da série: Divergente, Insurgente e Convergente. Legais, apesar dos constantes questionamentos amorosos de Tris cansarem, principalmente no primeiro.

Daí fui assistir aos filmes... que decepção.

Em Divergente, até que o roteiro ficou mais ou menos dentro da história. O final, quando Quatro comanda a simulação de ataque, é modificado, porém dá para engolir com boa vontade.

Em Insurgente, começa a invencionice. Partes que me irritaram: o interrogatório de Tris e Quatro na sede da Franqueza, o esfaqueamento de Eric por Tris, suprimido do filme, a rendição espontânea de Tris à Erudição, sua quase execução e o assassinato de Jeanine.

Quatro, no interrogatório, é frio como de costume. Tris, naquela altura, não é mais tão sentimental. Sente-se angustiada por ter matado seu amigo Will. Remói-se em pensamentos quando lembra disso, mas não perde o controle. Resite ao soro da verdade e decide falar sobre o assunto por escolha. Entristecida, coloca para fora, mesmo sabendo que arruinará a amizade com sua melhor amiga Christina. Ao contrário da palhaçada do filme, onde Tris tem um ataque de choro.

A partir da rendição de Tris à Erudição, o filme esculhamba para valer. No livro, Tris — depois de salva por Peter —, traindo Quatro, tenta impedir que Tori, comandande da Audácia e líder da revolta junto com Evelyn e seu exército sem-facção, mate Jeanine, mas acaba não conseguindo. Terminada a revolta, Evelyn sobrepuja Tori e passa a comandar a cidade, acabando com as facções. Surgem os Leais, grupo revolucionário defensor das mesmas. Esse grupo começa o próximo livro, Convergente. Isso tudo está modificado ou inexistente no filme. E a tal da caixa com a mensagem de Edith Prior não existe no livro. Quatro, obrigando Caleb a ajudá-lo, acha a gravação no laboratório de Jeanine.

A série Divergente é uma ficção crível. Excetuando-se uma passagem que outra um pouco forçada, não há elementos futurísticos caricatos. No entanto, na adaptação para cinema de Convergente, fizeram uma baboseira realmente inviável, cuja fidelidade à história é zero. Para piorar, é um daqueles filmes que abusam de efeitos especiais, sem parar. Intragável. Nem mesmo a morte de Tris, a protagonista!, no final é seguida. A propósito, não gostei que Tris tenha morrido. :-(

Como sempre: prefira os livros.

Comentários