Fontes de PCs Dell

Fontes de PCs compactos (Small Form Factor — SFF) da Dell usam geralmente dois formatos de uns tempos para cá:

SFX low-profile (5 cm x 10 cm) ou TFX (6,5 cm x 8,5 cm).

Enquanto modelos antigos usavam LFX (6,2 cm x 7,2 cm).

Neste artigo do Clube do Hardware há mais informações sobre os padrões.

O problema é achar para vender algo de boa qualidade nesses formatos. TFX é um pouco menos difícil de encontrar sem recorrer à Dell (mas, é claro, no Brasil o grau de dificuldade é sempre maior). Temos os modelos, dentre as marcas nobres, FSP FSP300-60GHT, SeaSonic SS-300TFX e SS-350TGM.

Infelizmente, parece que a empresa tem usado formatos proprietários nos seus PCs SFF recentes. E nem todas as séries, nas versões minitorre (MT), trazem fontes ATX convencionais; gambiarras estão descartadas, porque o gabinete é estreito demais.

Pelo jeito, garantia de poder trocar de fonte à vontade só nos XPS, que usam o padrão ATX convencional. Nos Precision minitorre mais simples (série 3000)[1], até é possível trocar por outra não original, visto que o tamanho é compatível, porém é necessário um adaptador, pois a Dell fez o favor de substituir o tradicional conector ATX de 24 pinos por uma estrovenga de 8 pinos[2].


[1] A série 5000 usa outra jabuticaba. Ok, sendo justo com a Dell, o objetivo daquela plaquinha é tornar a fonte destacável. Substituível sem necessidade de mexer nos cabos internos. Supõe-se que quem compra uma máquina cara assim possa arcar com peças originais mais tarde.
[2] Os OptiPlex MT antigos eram assim também.

Comentários

  1. Este é um dos motivos que sempre me fizeram fugir de PCs "de grife" como o diabo foge da cruz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma desvantagem. Em geral, eu gosto dos PCs da Dell. São máquinas robustas, principalmente os modelos destinados a empresas (OptiPlex, Precision). Outra desvantagem é o preço, que fica acima de uma máquina montada equivalente (no País dos Preços Absurdos nem se fala). Para quem não é entusiasta, me parece uma boa opção comparada a PCs de fundo de quintal, com gabinete de quinta categoria, placa-mãe ultra low-end e fonte genérica.

      Excluir

Postar um comentário